R-Evolução Anti-Pedofílicos

 

2006

 

SILÊNCIO

 

 

 

 

A Austrália teve a premiere de lançamento do filme SILÊNCIO, na Gold Coast, no dia 16 de Novembro de 2006.

Ao invés de enfocar no mundo das celebridades e cifras milionárias, este filme aborda o tema de abuso sexual na infância.

A premiere ocorreu no Cinema Roxy da Movie World e contou com a presença de todos que fizeram parte do filme, bem como patrocinadores, convidados especiais que incluíram membros de organizações que combatem abuso sexual na infância, colaboradores e imprenssa.

Como sobrevivente de abuso sexual na infância, membro da ASCA e autora do site R-Evolução Anti Pedofílicos, tive o privilégio de ser convidada para estar presente para assistir a estréia deste filme de tamanha importância.

 

 

 

Convite especial para a Premiere Australiana de SILÊNCIO.

 

 

SILÊNCIO é um curta metragem educativo, produzido pelo cineasta australiano Craig A Kocinski da Locust Valley Filmes, nos estúdios da Warner Bros da Gold Coast, na Austrália e o filme foi exibido no Festival de Cannes em 2006.

O tema do filme enfoca na relação incestuosa entre pai e filha, e faz parte do projeto “Quebre o Silêncio”, que tem como objetivos a prevenção e proteção de crianças e adolecentes expostos ao abuso sexual.

O filme será usado como ferramenta educativa, nas escolas da Austrália e Estados Unidos, ensinando e encorajando crianças e adolecentes expostos ao abuso sexual na infância a se defender e a procurar ajuda.

 

Além do produtor do filme, Craig A Kocinski, tivemos entre os palestrantes da noite de estréia, Leigh St John, como embaixatriz internacional que promove o filme, Hetty Johnston, da organização BRAVEHEARTHS (Corações Valentes) e a renomada psiquiatra Prof. Dra. Freda Briggs que é patrona da ASCA.

 Hetty Johnston, lembrou a todos os presentes que “Abuso sexual na infância é um assunto de responsabilidade de todos os cidadãos” e voltou a enfatizar a importância de se “Encorajar as vítimas a pedir ajuda, se oferecendo garantias de apôio e segurança a estas, quando confirmarem que foram abusadas.”

 

O filme SILÊNCIO é uma primeira tentativa de expôr publicamente o tema do abuso sexual na infância como uma “necessidade para se proteger crianças” que, como diz o produtor Craig A Kocinski, faz com que as pessoas fiquem constrangidas e enrubecidas quando tem que tratar sobre o assunto. A tentativa do produtor é de estimular as pessoas a terem discussões mais abertas a respeito do assunto, para quebrar o tabu social e acabar com o estigma que rotula e discrimina sobreviventes de abuso sexual na infância, procurando através do filme mostrar a vulnerabilidade e conflitos vividos pelas vítimas.

 

O produtor recorreu a ASCA, organização australiana da qual faço parte, e também a BRAVEHEARTHS, como fontes de pesquisa e contato com sobreviventes de abuso sexual na infância, para que pudesse reproduzir uma situação real vivida pelas vítimas.

 

Craig Kocinski também foi muito receptivo a opiniões e comentários que fizemos a respeito do filme e este nos contou sobre sua intenção de produzir outros filmes de igual natureza, dando sequência a abordagem do tema, para ter mais oportunidades de mostrar uma extenção ainda maior de situações, consequências e dificuldades na erradicação de abuso sexual na infância.

Ao ter a oportunidade de conversar pessoalmente com Craig nesta noite de estréia, ele se mostrou muito interessado em tomar conhecimento sobre a seriedade e gravidade da extensão do abuso sexual na infância no Brasil e sobre o impacto que um filme como SILÊNCIO poderia ter neste país.

 

No fim da noite, Craig agradeceu aos sobreviventes da ASCA presentes na premiere, por ter o privilégio de ter o nosso comparecimento para abrilhantar o evento e por termos estendido a nossa presença  até tão tarde, noite a dentro.

Eu não hesitei e lhe dei um abraço, cheia de emoção e consegui dizer a ele:

 

“Obrigada a você Craig! Obrigada, por todas as noites que VOCÊ passou em claro trabalhando para produzir este filme! É gente como você, que nos ajuda a abrir os olhos das pessoas, transmitindo a todos que assistirem ao seu filme, o drama dos sobreviventes de abuso sexual na infância. Você está nos ajudando, através deste filme, a fazer com que os outros nos compreendam.

Que bom que existem produtores de cinema como você, que reconhecem a importância de alertar e educar as pessoas, para impedir que novas crianças passem pelo mesmo sofrimento que nós passamos quando crianças.”

 

 

 

A autora deste website com o produtor de cinema Craig Kocinski

 na Premiere Australiana de SILÊNCIO.

(As imagens acima publicadas são permitidas para esta webpage.)

 

 

 

 

Copyright © Desde 2003 www.r-eap.org - Todos os direitos Reservados